http://laboratorios.cetesb.sp.gov.br

Perguntas Frequentes

Ecotoxicologia

  1. Qual é o organismo indicado para a realização de ensaios ecotoxicológicos com amostras de sedimento? efluente? águas superficiais?
    Depende do tipo de ambiente (água doce ou marinho) e objetivo do estudo. Na tabela 1 estão apresentados alguns testes recomendados pela CETESB, sendo que outros organismos poderão ser eventualmente utilizados desde que haja metodologia padronizada e reconhecida.

    Tabela 1. Ensaios ecotoxicológicos indicados para avaliar o efeito tóxico do lançamento de efluentes ou a qualidade de ambientes de água doce e marinhos de acordo com o objetivo do estudo.

    Ambiente Objetivo do estudo Tipo de amostra Ensaios ecotoxicológicos indicados Efeitos avaliados
    Água doce: rios, reservatórios e lagos Avaliação da qualidade de corpos de água em programas de monitoramento Águas superficiais Ceriodaphnia dubia Agudo (mortalidade) e crônico (reprodução)
    Sedimento (integral) Hyalella azteca Agudo (mortalidade) e subletal (crescimento)
    Avaliação da qualidade de água onde houve mortandade de peixes Água superficial Daphnia similis Agudo (imobilidade)
    Caracterização da qualidade de ecossistemas aquáticos Água superficial e sedimento Daphnia similis Agudo  (imobilidade)
    Peixe Crônico (desenvolvimento larval)
    Ceriodaphnia  dubia Crônico (reprodução)
    Alga Crônico (reprodução)
    Hyalella azteca Agudo (mortalidade) e subletal (crescimento)
    Avaliação dos padrões de lançamento de efluentes Efluente líquido Daphnia similis Agudo (imobilidade)
    Ceriodaphnia dubia Crônico (reprodução)
    Água marinha e estuarina (salobra) Avaliação da qualidade de corpos de água em programas de monitoramento Água Lytechinus variegatus Crônico (desenvolvimento embriolarval)
    Sedimento (integral, água intersticial ou água da interface) Lytechinus variegatus (água intersticial ou da interface) Crônico (desenvolvimento embriolarval)
    Leptocheirus plumulosus(integral) Agudo (mortalidade) e subletal (crescimento)
    Avaliação da qualidade de água onde houve derramamento de petróleo Água – fração hidrossolúvel Lytechinus variegatus Crônico (desenvolvimento embriolarval)
    Mysidopsis juniae Agudo (mortalidade)
    Caracterização da qualidade de ecossistemas aquáticos Água superficial e sedimento Lytechinus variegatus (água, água intersticial ou da interface) Crônico (desenvolvimento embriolarval)
    Mysidopsis juniae
    (água)
    Agudo (mortalidade)
    Avaliação dos padrões de lançamento de efluentes Efluente líquido Lytechinus variegatus Crônico (desenvolvimento embriolarval)
    Mysidopsis juniae Agudo (mortalidade)
  2. Qual o(s) ensaio(s) ecotoxicológico(s) que deve(m) ser feito(s) em casos de derrame de óleo em ecossistemas aquáticos marinhos? mortandade de peixes? dragagem de sedimento? caracterização de ambientes aquáticos? monitoramento de corpos de águas doce? monitoramento de águas marinhas e estuarinas?

    No caso de derrame de óleo em ecossistemas aquáticos marinhos, mortandade de peixes, dragagem de sedimento, caracterização de ambientes aquáticos ou monitoramento de águas superficiais consulte a tabela 1 para verificar qual(is) o(s) ensaio(s) ecotoxicológico(s) que deve(m) ser feito(s) em cada um deste tipo de estudo.

  3. Quais os métodos adotados para a realização de ensaios ecotoxicológicos com Daphnia? Ceriodaphnia? Peixe? Alga? Hyalella azteca? Misidaceo (Mysidopis juniae)? Ouriço-do-mar (Lytechinus variegatus)?Leptocheirus plumulosus? Existem normas CETESB? ABNT?

    Os métodos de ensaio utilizados pela CETESB para a realização de testes com estas espécies constam da tabela 2. Para todas estas espécies, exceto Leptocheirus plumulosus, existem Normas da Associação Brasileira de Norma Técnicas.

  4. Quais as Orientações Relativas a Ensaios Ecotoxicológicos com Efluentes Industriais em Atendimento a Legislação?